• Facebook Social Icon
ARRIBAS DO DOURO | Parques Naturais
Parque Natural do Douro Internacional

O troço fronteiriço do rio Douro corresponde ao vale profundo, encaixado e de margens escarpadas que separa Portugal de Espanha. No Parque Natural do Douro Internacional, com cerca de 87.000 ha, que abrange extensa superfície adjacente ao rio, a vegetação é dominada pela Azinheira (localmente conhecida por Carrasco) destacando-se a presença de bosques de Zimbro (Juniperus oxycedrus), sobreirais e manchas de Carvalho-negral. É uma área fundamental para a conservação da avifauna rupícola, nomeadamente o britango, ou abutre-do-egito e a águia-perdigueira, também conhecida como águia-de-bonelli. A densidade populacional é baixa e a atividade económica é dominada pela agricultura e pecuária. Curiosos pombais pautam uma paisagem severa que adquire expressão dramática nas arribas do Douro. O mirandês, reconhecido como segunda língua oficial de Portugal desde 1999, é mais uma das surpresas que o extremo nordeste de Portugal nos reserva. O Parque Natural Arribes del Duero, na margem espanhola, com uma superfície de aproximadamente 106.105 ha, complementa a proteção desta zona fronteiriça em termos de conservação da natureza.

 

O PNDI está também integrado na Rede Natura 2000, estando classificado  ao abrigo da Diretiva Aves como Zona de Proteção Especial (Douro Internacional e Vale do Águeda)

5 Reinos - Parque Natural do Douro Internacional
Parque Natural Arribes del Duero

É no oeste de Zamora e Salamanca, onde o Douro faz fronteira com Portugal e se encaixa num vale formando dos canhões mais profundos e extensos da Península Ibérica – quase uma centena de quilómetros – que se situa a comarca de Los Arribes. Um ambiente natural privilegiado, que destaca a beleza áspera da sua paisagem e graníticas uma fauna e flora ricas e variadas.

Fonte: (Link)

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now