top of page
  • Facebook Social Icon
ARRIBAS DO DOURO | Cultura

A história de uma cidade, de uma região, é sem dúvida o seu bilhete de identidade, que serve para a apresentar a todos aqueles que possam interessar-se pelas raízes e pela evolução de um povo.

 

A cidade de Miranda do Douro, situada no Nordeste Transmontano, em pleno Parque Natural do Douro Internacional, faz fronteira com Espanha e é um oásis de beleza que tem origem medieval.

 

Miranda do Douro tem um centro histórico perfeitamente conservado, não adulterado e acima de tudo vivo, que mantém na linguagem lúdica das suas danças, e no hermético do seu falar, o orgulho pela sua terra, gente que é Mirandesa..

No concelho de Miranda do Douro fala-se a segunda língua oficial do país, o Mirandês, e é ensinado como opção nas escolas do concelho.

 

Muitos são os lugares a visitar, de entre eles, o Museu da Terra de Miranda, a Concatedral, edificada no século XVI, o Menino Jesus de Cartolinha, a Igreja da Misericórdia do século XVIII, o Convento dos Frades Trinos do século XVII, a Capela de Santa Cruz, as ruínas do Paço Episcopal, as ruínas da muralha e do castelo….

 

Na gastronomia, destaque para a famosa Posta Mirandesa da Raça Bovina Mirandesa, o cordeiro assado da raça Churra Galega Mirandesa e o fumeiro (alheiras e salpicões), e a singular bola doce.

No artesanato destaque para a capa de Honras Mirandesa, (traje típico) costurada e bordada em tecido de burel, variadas peças de artesanato bordadas em tecidos de saragoça, pardo e linho, as típicas Colchas de lã de ovelha, feitas nos teares tradicionais, e ainda trabalhos construídos e bordados em madeira , Gaitas de Foles, Flautas, Castanholas, Rocas, Facas e Máscaras….

 

Nas artes destaque para os famosos e internacionalmente conhecidos, os Pauliteiros de Miranda, uma dança guerreira de origem celta, acompanhada pelo som das gaitas de fole e dos bombos e cadenciada pelos paus e castanholas que os homens movem com destreza nas suas mãos.

Podemos dizer que Miranda do Douro é um Concelho que vale a pena descobrir….

bottom of page